sexta-feira, 15 de abril de 2011

GUITARRAS



Algum tempo atrás eu escrevi uma matéria sobre a história da guitarra, que é um dos instrumentos mais importantes do Rock, hoje irei me aprofundar um pouco neste assunto, hoje irei falar um pouco sobre alguns modelos de guitarras. Já que a guitarra é um marco muito importante para um guitarrista.

Vamos começar pelo modelo que talvez seja o mais clássico do Rock and Roll, muitos guitarristas fizeram sucesso tocando esta guitarra, agora iremos falar um pouco sobre a Gibson Les Paul.
O modelo G. Les Paul talvez seja um dos mais conhecidos, e também um dos mais bem feitos, já que pouquíssimas modificações foram feitas em mais ou menos 50 anos.
A história desta guitarra começa mais ou menos assim, o célebre guitarrista de jazz, Les Paul desenhou este modelo de guitarra, e o apresentou para a Gibson, no começo a Gibson não se interessou muito pelo modelo, pois achava que não atendia exatamente aos estilo da época, então Les P. conseguiu que a Fender lansaçe seu modelo de guitarra por volta de 1950 , no começo ela se chamava Broadcaster, mas depois passou a se chamar Telecaster.

E assim o mais novo modelo de guitarra começou a ser um sucesso de vendas, então a Gibson pensou que seria interessante apostar nesse novo modelo de guitarra, e assim sob a supervisão de Ted McCarty (colaborador importante para a criação da nossa próxima guitarra, e da nossa última também) nasceu a tão famosa Gibson Les Paul.

Principais guitarristas que usam uma Gibson Les Paul: Paul McCartney, Slash, Tom Morello, Joe Perry, Les Paul (criador), Jimmy Page.


O próximo modelo veio para acompanhar as mudanças músicas que ocorriam na década de 60, o próximo modelo veio também para melhorar alguns problemas da G. Les Paul, este modelo já foi considerado um dos mais rápidos do mundo (e é também sem dúvida nenhuma meu preferido), agora iremos falar um pouco da Gibson SG.

Mesmo que o modelo Gibson Les Paul ainda fosse um sucesso de vendas, e cumprice seu dever muito bem, o estilo músical da época evoluiu, e o modelo G. Les Paul tinha 2 reclamações que tinham que ser ouvidas, o seu peso, e a dificuldade de alcançar os seus últimos trastes, e dessa maneira, atrapalhando sua tocabilidade. Então uma reunião da Gibson foi feita, e sob a supervisão de Ted McCarty a Gibson tomou a arriscada iniciativa de redesenhar a G. Les Paul, que era, e é, um dos modelos mais marcantes da história do Rock. E foi assim, que surgiu um dos modelos mais elogiados da Gibson, e assim surgiu, a Gibson SG. As principais características que diferenciam a G. Les Paul da G. SG (que é a abreviatura de "solid guitar") são: O corpo claramente mais fino que na G. Les Paul, seu corpo tem dois "chifrinhos", o que permite uma maior acessibilidade dos últimos trastes. Mas o modelo do seu braço se igualava um pouco ao da G. Les Paul, fugindo um pouco ao padrão incorpado que era padrão da Gibson nos anos 50, e até hoje, é considerado um dos braços mais rápidos do mundo.

A Gibson SG revolucionou o mundo das guitarras elétricas, e hoje em dia é um dos modelos preferidos de vários guitarristas.

Principais guitarristas que usam um Gibson SG são: Angus Young(talvez o mais conhecido deles, Angus Y. tem até um modelo assinado com seu nome e produzido de acordo com suas especificações dentro da linha de produção da Gibson), Eric Clapton (conhecido por ter uma gibson SG com uma pintura psicodélica feita por artistas holandeses conhecidos como The Fool) Tonni Iommi, Jimmy Page(Jimmy P. ficou conhecido principlamente pela sua G. double-necked) , Frank Zappa, Eddie Van Halen.

O próximo modelo de guitarra de que iremos falar é o mais conhecido, e também o preferido por quase todos os guitarristas, vamos falar um pouco da Fender Stratocaster.

A F. Stratocaster, também conhecida como Strato no BR, foi criada em 1954, por Léo Fender, Geroge Fullerton e Freddie Travers, e produzida pela Fender Musical Instruments Corporation. A F. Stratocaster possui um double-cutaway, com o cutaway superior maior que o inferior, para balancear o peso da guitarra. A F. Stratocaster é um dos 3 modelos mais conhecidos de guitarra do mundo. É considerado o melhor modelo de guitarra para se tocar, muitos guitarristas são usuários convictos deste modelo. O modelo é tão bom, que é extremamente copiado por outras fabricantes de guitarra, e o nome, Strat, se refere a qualquer modelo que remeta ao modelo original, não importando o fabricante.

Agora vamos aos usuários: Eric Clapton (Eric C. diz que já experimentou quase todas as guitarras, e sempre volta para a Stratocaster), Keith Richards (Keith R. prefere uma variação deste modelo, a Telecaster, mas o elogio é o mesmo, ele diz, Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo F. que criou este maravilhoso instrumento para tocarmos), mas o usuário que imortalizou a Stratoscaster foi Jimi Hendrix, que destruiu sua F. Stratoscaster em um show em Londres 1966.

O próximo e último modelo já é um modelo um pouco mais ousado, feito em uma leva de guitarras futuristas,que no começo não foi muito bem aceito pelos guitarristas, mas que depois ganhou seu espaço e está ai até hoje, agora iremos falar um pouco da modernista Gibson Flying V.


O 1º protótipo desta guitarra foi desenhada em 1957, ela junto com a Futura, Explorer e Modern, encabeçaram uma leva de guitarras modernistas, desenhadas pelo então presidente da Gibson, Ted McCarty, esse modelo junto com os outros, tinham o papel de dar um ar mais modernista para a Gibson, mas logo que lançadas não fizeram o sucesso esperado, e depois de seu lançamento em 1958, a produção foi interrompida em 1959. A linha foi reativada mais ou menos lá pela metade dos anos 60, graças a intenção de guitarristas como Jimi Hendrix, Dave Davies, Albert King e Lonnie Mack de ter um ar mais despojado e um som mais poderoso. Em 67 o modelo é relançado, contendo um escudo mais bonito, e mais algumas modificações que fizeram toda a diferença, mas mesmo com essa modificações, o modelo não tinha perdido sua ar modernista e sua presença cativante, e apartir de então, passou a ser chamada de V Factor. A Gibson possui também um baixo de 4 cordas na versão Flying V, apenas 375 foram produzidos, em sua maioria pretos, os 2 maiores baixistas que usam estes baixos são, Murdoc Niccals e Stefan Olsdal.

Os principais usuários deste modelos são: Jimi Hendrix, James Hetfield, Dave Davies, Michael Schenker, Lonnie Mack e Albert King.

Bom galera, esse foi meu post sobre guitarras, espero que ele tenha tirado alguma dúvida de vocês, e que talvez até ajudado alguém que queira comprar sua primeira guitarra, provavelmente eu faça mais algum post para dar continuidade a este, então, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário