quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seria mesmo um Suicídio?


Há 18 anos morria um dos ícones de uma geração, um gênio da música que transformava dor em arte. Em 5 de abril de 1994 morria Kurt Cobain, líder e guitarrista do Nirvana. Embora oficialmente a morte de Kurt seja dita como suicídio, muitos fãs como eu acreditam que talvez não tenha sido bem assim. Por tudo o que eu já li, documentários que já assisti e afins, pude notar que existem muitas contradições nessa história, e talvez o que tenha realmente acontecido seja um homicídio. Sei que muitas pessoas acreditam que de fato, Kurt se matou, mas sei que também muitas destas possuem dúvidas com relação a isso. Talvez nunca saibamos o que aconteceu no trágico dia, mas podemos tentar entender um pouco do que aconteceu com os fatos aqui apresentados.

Vamos começar com a cronologia dos fatos :

• Kurt partiu de Munique (o Nirvana tinha feito um show na cidade) para Roma, onde iria encontrar Frances e Courtney. Em 3 de março, ele se registra no Hotel Excelsior. Kurt e Courtney ficaram a sós, e às seis da manhã, ela desperta e encontra Kurt no chão, extremamente pálido, com sangue saindo em uma das narinas e um bilhete em sua mão. Ele estava em coma, devido a uma mistura de álcool e Rohypnol. O remédio pertencia a Love, e ela tinha dito que Kurt havia tomado 50 pílulas, mas indo contrariamente ao que muitas matérias e livros dizem (como Heavier than Heaven, por exemplo) o médico que examinou Kurt disse que aquilo não foi uma tentativa de suicídio, e que não foram retiradas 50 pílulas do seu estômago. Courtney Love disse em entrevista: “ Ele estava morto, legalmente morto.” Talvez a tentativa de suicídio em Roma tenha sido a primeira vez que tentaram assassinar Cobain. Talvez Kurt tenha escrito o bilhete apenas para dizer a Courtney que estava abandonando-a e abandonando a turnê em que a banda estava, e não falando sobre um suicídio. O médico que cuidou de kurt disse: “Cobain não sabe o que aconteceu com ele. Ele perdeu parte da memória desse dia [...]”. Existe também o fato de que Kurt não consumia bebidas nessa época. 

Kurt em Roma, umas das últimas fotos dele


• Courtney e Kurt viviam brigando, e no dia 18 de março, Courtney chamou a polícia de Seattle a sua residência do lago Washington, tendo alegado que Kurt havia se trancado no quarto com uma arma e que iria se matar. Depois que a polícia chegou, Kurt disse que queria apenas ficar longe dela, e que não era suicida. 
Fotos do Relatório Policial

 • Na quarta feira, 30 de março, Kurt e seu melhor amigo, Dylan Carlson foram até uma loja de armas e compraram uma espingarda modelo Remington M11 calibre .20 semi automática de carga leve. Kurt levou sua arma para casa e estaria lá quando ele voltasse da reabilitação a que fora convencido por seus amigos e família. Ele queria comprar uma arma “para proteção e por causa dos gatunos”, pois a polícia havia levado todas as suas armas depois do ocorrido de 18 de março. “Arma é proteção. Eu não tenho guarda-costa. Nós vemos todas essas pessoas serem assaltadas ou assassinadas. Eu não sou do tipo atlético. Eu não seria capaz de parar um intruso sem uma arma”. Dylan não acreditava que Kurt era suicida, pois se acreditasse, não teria ajudado Kurt a comprar a arma. Nesse mesmo dia, Kurt iria viajar para Los Angeles, onde se hospedaria na clínica de reabilitação Exodus, com o programa previsto para 28 dias. Mas quando chegou no aeroporto, percebeu que as balas que comprou junto com a arma ainda estavam com ele, e que não poderia embarcar com elas. Sendo assim, entregou a caixa de balas a Harver Ottinger (motorista da limusine que havia levado Kurt até o aeroporto) e pediu a ele que levasse de volta a sua casa, mas o mesmo nunca o fez. 

Recibo da compra e Arma


•  As onze horas da manhã de sexta feira (1 de abril de 1994) Kurt recebeu a visita de Frances e a babá Jackie Farry no Exodus. Kurt brincou 1 hora com Frances. Jackie disse: “Ele estava com um humor incrivelmente feliz”. Há tarde, Kurt recebeu a visita de seus amigos Pat Smear e de Joe Nitzburg, que ficou surpreso com a luzidez de Kurt em apenas um dia de sobriedade e até disse: “Você está ótimo, como se sente?”. “Seja o que for que o havia perturbado, ele parecia ter feito as pazes com aquilo.” Registros do telefone do hotel em que Courtney Love estava hospedada mostram que ela ligou diversas vezes (cerca de 13) para o telefone de Kurt, não apenas uma vez como Love tinha dito. Voluntariamente Kurt saiu do Exodus ás 19:00 horas. Já em outra versão (a que está no livro Heavier than Heaven) diz que Kurt saiu as 19:25, pelas portas dos fundos da clínica, e escalou o muro de pouco menos de dois metros de altura. Ele comprou uma passagem de avião de volta para Seattle na mesma noite e posteriormente ligou para Courtney, mas ela não estava, e ele deixou uma mensagem dizendo: “O telefone de Elizabeth é 213### ###” . Courtney nunca mencionou essa ligação. 


• Kurt chegou ao aeroporto Seac Tac em Seattle por volta de 00:47h onde foi visto distribuindo alguns autógrafos, e chegou em casa por volta de 1:30h. As 6 da manhã apareceu no quarto de Michael “Cali” DeWitt (quem cuidava de Frances e morava junto com eles). Cali estava com sua namorada, Jessica Hopper. Versões dizem que Cali telefonou a Courtney dizendo que havia visto Kurt na casa, outras não. 

Último Autógrafo de Kurt

• No domingo de 3 de abril, Courtney contratou o detetive Tom Grant e seu assistente Bem Klugman. Ela os disse que seu marido havia saído da clinica de reabilitação, que estava preocupada com a saúde dele, etc. Courtney supostamente cancelou o cartão de crédito de Kurt para ele não conseguir pegar mais dinheiro, no entanto, os detetives poderiam ter entrado em contato com a empresa de cartão de crédito e descobrir onde as atividades eram feitas, assim podendo achar Kurt. Courtney pediu aos detetives que vigiassem um local onde Kurt poderia comprar drogas, a casa de Dylan e outros lugares, mas não a casa do lago Washington. 
• Terça feira, 05 de abril de 1994: Acredita-se que foi esta a data que os eletricistas foram contratados para instalarem o sistema de segurança de Lake Washington. As 14:50h, Tom Grant acredita ter localizado Cobain no The Western Evergree sob seu codinome favorito, Bill Bailey. Ele se ofeceu para verificar se a informação era realmente verdadeira, mas Courtney disse para ele não se preocupar, que ela mesma iria ver isso. Depois, ela disse que ligou para o quarto, mas que não era Kurt. Será que é verdade mesmo? A morte de Kurt é dada como oficial.
• Na quarta feira, Kurt ainda não havia sido localizado. Tom Grant disse a Courtney que iria procurar pessoalmente por Kurt, e foi apenas nesse momento que Courtney disse a ele que Kurt havia sido visto na casa do Lago em 2 de Abril. De noite, Grant se encontra com Dylan Carlson para tentarem localizar Kurt, visitando alguns lugares. 


 • As 2:15, Grant e Dylan se dirigem para a casa do lago, não só pra procurar por Kurt, mas também procurar por evidências que ele havia estado ali. Dylan foi primeiro sozinho para não assustar Kurt caso o encontra-se. Mas Dylan informou que não havia ninguém na casa, e foram embora sem achar nenhum vestígio de Kurt. Grant pegou Dylan mais tarde aquele dia, eles continuaram a busca por Kurt, em vão. Eles acham o carro de Kurt estacionado em frente a casa de um dos amigos. Naquela mesma noite, uma chamada de emergência vinda do quarto de Courtney sobre uma “possível vítima de overdose”. Courtney é levada para o Hospital Century City, onde foi liberada sob custódia da polícia duas horas e meia depois. Ela afirma ter tido uma reação alérgica ao medicamento Xanax, e após ter pagado uma fiança dá entrada no Exodus.
• O livro Heavier than Heaven afirma que DeWitt não estava mais morando na casa dos Cobain, porque estava com medo de ficar lá. Mas com medo do quê? DeWitt , sua namorada e mais uma amiga voltam a casa do lago por ordens de Love à procura de Kurt, sendo que DeWitt supostamente deixou um bilhete para Kurt.
• Grant e Dylan retornam a casa, e Grant acha o bilhete que não havia sido visto na visita anterior. No mesmo dia, o Departamento de Polícia de Seattle, teriam recebido uma notificação para que fossem a residência dos Cobain, alegando perturbação. Uma segunda chamada é feita, dizendo que o telefonema era brincadeira.

• O Corpo de Kurt é encontrado no quarto estufa as 8:40h da manhã, descoberto por Gary Smith, um empregado da empresa Veca Electrical Contractors. Apesar de uma pequena quantidade de sangue que saia de uma das orelhas de Kurt, o Gary Smith relatou que não havia notado nenhum vestígio de trauma, e que inicialmente, acreditava que Kurt estava dormindo até que viu a arma apontada para o queixo. Às 11:55h o local é interditado e a notícia divulgada para a mídia. Grant perguntou a Dylan por que não tinha conhecimento sobre esse local, e Dylan diz que “era apenas um quarto sujo (acima da garagem)”. Tom Grant acreditava que algo estava errado: Haviam tantas coisas que simplesmente não se somam, por isso muitas coisas não faziam sentido”.

Corpo de Kurt na casa do lago Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário